DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Edição 2025 do Pint of Science é destaque no Minutos da Ciência

Evento tem coordenação da professora Klaysa Ramos, da Uncisal, e conta com apoio da Fapeal em mais um ano

Deriky Pereira

Professora Klaysa Ramos

Você sabia que podemos falar sobre ciência até mesmo no meio de um bar? É com essa pergunta que os apresentadores dão início ao programa 293 do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na sexta-feira (16), ao destacar a realização do Pint of Science 2025, o maior evento de divulgação científica do mundo, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, no bar Toca do Calango, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca e não precisa de inscrição prévia.

A iniciativa acontece ao mesmo tempo em 169 cidades brasileiras, o que faz do país o maior participante do mundo, superando até o Reino Unido, onde o festival surgiu em 2013 e o tema deste ano é Tempo de Mudanças. Para tanto, a edição local preparou uma programação com temas dos mais variados como: evidências científicas no esporte, a matemática onde menos se espera e a presença de microplásticos na gestação, pesquisa que você viu aqui no Minutos da Ciência.

A professora Klaysa Ramos, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), falou sobre a importância do evento que, mais uma vez, é apoiadpo pel: “A proposta do Pint of Science é mostrar que a ciência não precisa estar restrita aos laboratórios. Ela pode e deve circular em outros espaços, inclusive em um bar, onde as pessoas se sentem mais à vontade para ouvir, questionar e refletir”, disse ela ao convidar toda a sociedade alagoana a comparecer ao evento.

Programação

O primeiro dia do evento, na segunda (19), serão duas palestras: a primeira, a partir das 19h30, terá como tema “A ameaça dos microplásticos na gestação: evidências em Alagoas e no mundo” e será ministrada pelo professor Alexandre Borbely, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em seguida, às 20h15, o professor Jessé Marques Pavão, do Centro Universitário Cesmac, prossegue no tema, mas com outra vertente ao falar sobre “A nova fronteira da poluição hídrica: investigando os microplásticos.”

Na terça-feira (20), a professora Juliana Theodoro, da Ufal, dá início aos trabalhos ao palestrar sobre “DNA: a matemática no desenvolvimento da genética” no dia em que o evento tem como tema “A matemática onde menos se espera.” Já na quarta (21), o Pint Of Science Maceió recebe Eduardo Viterbo, médico ortopedista, que vem de Minas Gerais conversar com os espectadores sobre “Evidências no esporte: o que funciona?”. Na sequência, um show da Banda Fita K7 marca o encerramento do evento.

Clique aqui e acompanhe o Minutos da Ciência na íntegra. E neste site você acompanha outros detalhes sobre o evento.