Bora LerDestaqueNotíciasRevista

Bora Ler com Manoella Neves chega a 100 episódios e celebra na Bienal do Livro de Alagoas

Coluna literária completa cinco anos de sucesso nas redes sociais de Fapeal em Revista no maior evento cultural e literário do estado

Deriky Pereira

A coluna Bora Ler com Manoella Neves chega ao seu 100º episódio. E nada melhor do que celebrar esta data especial na semana em que acontece a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas que segue até o dia 9 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, com entrada gratuita.

Perguntada se imaginava que o projeto chegaria a este número, Manoella contou que não, mas que a evolução da coluna foi algo natural. “Não imaginava. Tudo começou com um convite de Deriky por saber do meu gosto pela leitura e de que tenho um grupo de leitura com minha família. Então, foi tudo muito natural. Eu apenas fui seguindo o ritmo das leituras que já fazia. E de repente, fomos aos poucos interagindo, recebendo também indicações de leituras de nossos seguidores e hoje chegamos a 100 episódios”, celebrou.

A coluna estreou em março de 2021, em meio a pandemia, onde os episódios eram gravados em casa. Mas com o avanço da vacinação e a redução drástica nos índices da covid-19 no estado, o Bora Ler transformou a cidade em cenário. “Com o tempo fomos saindo e construindo os episódios ao ar livre, nos utilizando dos espaços da cidade que nos ajudam, de algum modo, a contar a história que estamos indicando. E eu me sinto mais livre para falar com o público através da câmera e dos perfis nas redes sociais onde está a coluna Bora Ler”, salientou Manoella.

Bora Ler na Bienal

Para ela, não teria local e cenário melhores para celebrar a centésima edição da coluna do que na Bienal 2025.

“Tudo se alinhou e tornou ainda mais especial. Calhou de o episódio de número 100 acontecer no período da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, espaço de livros e autores, onde encontro alunos, alunas, ex-alunos, ex-alunas professores e professoras e colegas… Encontrei também um estande do colégio de São José – onde estudei do maternal ao 3º ano do ensino médio e onde aprendi a ler, escrever e amar a Literatura e a História. Por estas coisas e tantas outras, vivo no Bora Ler um momento especial”, disse ela, emocionada.

No entanto, este não é um episódio final ou de despedida, muito pelo contrário. É que algumas novidades estão a caminho: “Teremos muito mais dicas boas de leitura, mais interação com nossos seguidores e mais histórias contadas em novos espaços em nossa cidade”, adiantou Manoella Neves.

Clique aqui e assista ao episódio 100 da coluna Bora Ler e deixe seus parabéns nos comentários do vídeo.

Sobre a Bienal

Única do segmento promovida por uma Universidade Federal, a Ufal, a Bienal também conta com realização do governo de Alagoas, que apoia o evento por meio das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom). A Bienal tem ainda correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Acompanhe as novidades do evento por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads Facebook.