Obra escrita por Herta Pauli conta como a canção, escrita nos anos 1800, se tornou um fenômeno e um hino universal de Natal
Deriky Pereira

A coluna Bora Ler com Manoella Neves também entrou no clima natalino e trouxe uma dica mais que especial ligada ao período em que estamos vivenciando: trata-se do livro Noite Feliz: História de uma Canção de Natal, escrito por Herta Pauli. O episódio foi gravado no Parque Centenário, em Maceió, local que está totalmente decorado para as festividades e enriqueceu ainda mais a dica literária.
O livro narra a história da criação desta canção, cuja letra foi composta pelo padre Joseph Mohr compôs a letra e o professor e organista Franz Gruber, a melodia, como parte das celebrações natalinas em uma aldeia na Áustria, em 1818.
Na narrativa é possível observar que a canção logo encantou a todos, se espalhando pelos países, se tornando um hino universal de Natal, cantado em várias línguas ao redor do mundo.
“No começo do livro, por sua vez, uma alerta: quando se canta Noite Feliz, muitos outros locais como França, Alemanha, Canadá e México, entoam a mesma melodia”, explicou Manoella Neves ao trazer, em seguida, o significado do termo em outros idiomas.
“Conforme a língua de cada país, as palavras são diferentes: noite feliz, em português; douce nuit, em francês; notte felice, em italiano; stille nacht, em alemão; silent night, em inglês; noche feliz, em espanhol, mas, em qualquer dessas línguas, as palavras dizem a mesma coisa e despertam a mesma alegria”, completou.
A partir dos encantos do Natal, o livro traz uma narrativa envolvente de uma canção que carrega uma mensagem de paz e esperança, que ressoa por muitas gerações e une diferente culturas e tradições.
“E que, nós, ao compreender a história desta canção, possamos cantar com ainda mais entusiasmo os seus belos versos!”, concluiu Manoella Neves.
Clique aqui e assista ao episódio na íntegra.
