7 Melhores Contos – Autores Nordestinos foi gravado na semana do São João em cenário temático que remete às festividades do momento
Deriky Pereira

O mês de junho é marcado pela celebração das festas juninas, com Santo Antônio, São João e São Pedro. Para não deixar passar a data e nem o período em branco, a coluna Bora Ler com Manoella Neves apresentou um episódio mais que especial: o livro 7 Melhores Contos – Autores Nordestinos, uma coletânea organizada por August Nemo, e gravado numa rua do bairro de Cruz das Almas, em Maceió, decorada para celebrar as festas juninas.
“Cada conto e autor oferece uma visão sobre temas variados desde dramas humanos até o cotidiano do sertão, destacando o talento e a sensibilidade dos autores nordestinos”, explicou Manoella Neves ao destacar a importância da escolha desta obra para o período.
Em Plebiscito, de Artur de Azevedo, temos uma história engraçada contada quase que em forma de anedota trazendo disputas familiares e influências políticas produzindo riso e reflexão quanto aos valores da época.
Demônios, de Aluísio Azevedo, é um conto que relata e revela as angústias de um homem diante de seus próprios medos e superstições, ambientado em um interior nordestino místico e sombrio.
A Escrava, de Maria Firmina dos Reis, traz uma história emocionante sobre a vida de uma mulher escravizada e sua luta pela dignidade em uma sociedade opressora, destacando a resistência e a busca por liberdade.
“Tem ainda O Primeiro Filho, de Almachio Diniz, um conto que, como o título indica, fala sobre a chegada do primeiro filho de uma família nordestina, abordando as tradições e costumes locais”, completou Manoella.
Clique aqui e confira o episódio na íntegra