Retrospectiva do projeto mostrou excelentes resultados alcançados com o Minutos da Ciência, a coluna Bora Ler com Manoella Neves e muito mais
Deriky Pereira
Um ano para celebrar. Em 2025, a Fapeal em Revista alcançou excelentes resultados com seus produtos compartilhados na rede social Instagram, canal oficial de divulgação das atrações produzidas. Na última quarta-feira (7), uma retrospectiva mostrou que somados, os resultados de Minutos da Ciência, da coluna Bora Ler com Manoella Neves e das ações produzidas em parceria com a Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) somaram 292.155 visualizações.
Atual carro-chefe da Fapeal em Revista, o Minutos da Ciência exibiu 99 programas de 7 de janeiro até 30 de dezembro e alcançou um total de 238.122 visualizações – dentre eles, o destaque fica com o programa 285 que revelou com exclusividade a pesquisa apoiada pelo governo de Alagoas, por meio da Fapeal, que detectou a presença de microplásticos nas placentas e cordões umbilicais de gestantes alagoanas e alcançou mais de 16 mil visualizações.
Já a coluna Bora Ler com Manoella Neves exibiu 17 episódios em 2025 e alcançou mais de 44 mil visualizações, cujo recorde do ano foi a celebração do centésimo episódio, gravado durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com 7.328 visualizações. Clique aqui e veja como foi.
“Tudo se alinhou e tornou ainda mais especial. Calhou de o episódio de número 100 acontecer no período da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, espaço de livros e autores, onde encontro alunos, alunas, ex-alunos, ex-alunas professores e professoras e colegas… Encontrei também um estande do colégio de São José – onde estudei do maternal ao 3º ano do ensino médio e onde aprendi a ler, escrever e amar a Literatura e a História. Por estas coisas e tantas outras, vivo no Bora Ler um momento especial”, disse ela, emocionada.
Outros números
A Fapeal em Revista e o Professor Mentor estão juntos desde o início e neste ano, com a divulgação do edital, foram 3.432 visualizações. A Assessoria Científica de Projetos Especiais e Inovação (ACPEI) também esteve presente com PPSUS, Maratonas de Inovação e muito mais que somaram 10.543 visualizações.
Além disso, as ações da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) para os colaboradores da Fundação também tiveram apoio da Revista e somaram quase 9.400 visualizações; por outro lado, 12.307 foi o total de visualizações dos programas sobre o universo do Ponto de Presença (POP-AL). Já os três primeiros programas com projetos Pibic Jr. tiveram quase 17 mil visualizações. E em 2026… vai ter muito mais.

